Quando Isaac Asimov escreveu em Escolha a catástrofe que no futuro “haverá uma tendência para centralizar informações, de modo que uma requisição de determinados itens pode usufruir dos recursos de todas as bibliotecas de uma região, ou de uma nação e, quem sabe, do mundo. Finalmente, haverá o equivalente de uma Biblioteca Computada Global, na qual todo o conhecimento da humanidade será armazenado e de onde qualquer item desse total poderá ser retirado por requisição”, ele não estava enganado. O exercício de futurismo do ficcionista se transformou em realidade entre os séculos 20 e 21, a tal ponto que o uso da tecnologia deixou de ser privilégio apenas dos nichos para ganhar solidez no cotidiano de milhares de pessoas.

Uma pesquisa recém-realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR sobre o Uso das tecnologias da informação e da comunicação por crianças, acabou de constatar que 57% das crianças brasileiras, entre 5 e 9 anos, já usaram um computador, sendo que 28% desse montante acessaram a internet. O estudo também revelou que os pequenos preferem o celular ao computador, sendo que 65% deles já usaram o aparelho para jogar ou ouvir música. No quesito acesso por região, o Sudeste perdeu a dianteira costumeira em outros temas. O Centro-Oeste lidera com 43% de seus entrevistados mirins tendo declarado o uso da web; seguido pelo Sul, com 40%, e o Sudeste, com 30%; quase empatados, aparecem na lanterninha o Nordeste com 13% e o Norte com 12%.

Com o acesso à tecnologia e à internet acontecendo cada vez mais cedo, a tendência é que ações envolvendo novas mídias e artes digitais ganhem cada vez mais espaço na vida das pessoas. Uma mostra desse prognóstico são os editais abertos na área de cultura, com enfoque para a linguagem multimeios. Confira os concursos abertos!

Programa de Residência LABMIS
O que é: o Laboratório de Novas Mídias do Museu da Imagem e do Som foi criado como um espaço de reflexão, intercâmbio de conhecimento e experimentação em novas tecnologias. Para estimular a produção artística e a inovação nos usos criativos de plataformas tecnológicas contemporâneas, o LABMIS promove residências artísticas nacionais e internacionais.
Prazo de inscrição: 01 de setembro a 24 de outubro
Informações: www.mis-sp.org.br

•    20 segundos por tu planeta
O que é: concurso peruano de vídeos para celular sobre meio ambiente.
Prazo de inscrição: até 25 de outubro
Informações: www.my20sec.org

•    Prêmio Pesquisador 2010CCSP
O que é: seleção e até 5 projetos de pesquisa que deverão ser desenvolvidos em até dez meses. Serão apreciados projetos nas linhas interdisciplinaridade, acessibilidade e acervo. Os projetos deverão ter como base de referência o Arquivo Multimeios do Centro Cultural São Paulo – CCSP.
Prazo de inscrição: até 22 de outubro
Informações: www.centrocultural.sp.gov.br

Priscila Fernandes / blog Acesso

Anúncios