Preparação para o Natal

Em decoração da casa: Presépio

A casa começa a ser vestida para o Natal com o presépio a ser montado em quatro etapas. A idéia é que se vivencie os quatro ciclos da natureza até a chegada do Menino Jesus no dia 24. Sendo assim na primeira semana prepara-se o ambiente onde predomina o Reino Mineral. Faz-se arranjos com pedras, conchas, areia, lago (espelho) – já tendo a idéia aonde vai ficar a família santa e demais personagens.

A montagem gradativa do presépio permite as crianças e aos adultos também ter uma vivência mais profunda e participativa dos Elementos!

Esquema para este ano:

28/11 a 7/12 – Reino Mineral (pedras, conchas, areia, gruta…).

8/12 a 14/12 – Reino Vegetal (plantas verdes, flores, ramos de pinheiro, musgos, barba–de-velho p/ forração).

15/12 a 21/12 – Reino Animal (passarinho, carneiro, burro, vaca, camelo…).

22/12 a 25/12 – Reino Humano e Anjos (pastores, Reis Magos, Maria, José, Menino Jesus, Anjos e Estrela).

O Presépio deve ser desmontado no dia de Reis, ou seja, dia 6 de Janeiro. As crianças podem igualmente participar desta data!

Coroa de Advento

A época de advento inicia no quarto domingo que antecede o Natal: 30/11. São chamados os Domingos de Advento e é a época própria para a preparação interior, para o que “há-de-vir”. Monta-se uma coroa de ramos verdes de pinheiro ou cipreste, amarrados com fitas vermelhas, e sobre esta coroa de ramos fixa-se quatro velas vermelhas. Esta coroa pode ser colocada como centro de mesa.

No primeiro Domingo de Advento, que neste ano será dia 30/11, acende-se a noite, a primeira vela e volta-se a acender, se possível, todas as noites da primeira semana. No segundo Domingo, 11/12 acender duas velas; no terceiro, 18/12, três velas; e no quarto, 25/12 acender as quatro velas.

A vivência das velas corresponde bem à preparação de Natal, que é a festa da Luz sobre as Trevas.

O mais importante é criar um ambiente adequado, um espaço interior de calma. Dez minutos podem bastar, porém é necessário que esta festa seja uma forma de reunir a família.

Anúncios